Historial

Recordes

Historial

 

 

A Associação de Natação da Madeira é uma entidade constituída por escritura pública realizada no Terceiro Cartório Notarial do Funchal em 23 de Janeiro de 1992, e cuja publicação de estatutos consta da II Série do JORAM de 10 de Fevereiro seguinte. Foram clubes subscritores desse ato o Club Sport Marítimo, representado pelo Dr. Sílvio Sousa, o Clube Desportivo Nacional, representado pelo Prof. António Jorge Andrade, o Clube de Futebol União, representado por António José Nóbrega e o Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos, representado por Rui Agostinho Fernandes.
 
No entanto, devido a vicissitudes várias que a marcaram desde o seu nascimento, a Associação de Natação da Madeira não chegou nessa altura a entrar efectivamente em funções, nem tão pouco a eleger órgãos sociais, ficando-se pela sua figura jurídica durante mais de uma década. Neste período (1992-2003), a modalidade continuou a funcionar sob a égide da Associação de Desportos da Madeira, entidade que a supervisionou desde 1958, sucedendo à extinta Liga Madeirense dos Desportos Náuticos, que havia sido fundada em 1922.

Em 11 de Novembro de 1999, sob convocatória do Club Sport Marítimo, reúnem-se nas instalações do Clube Naval do Funchal os seguintes clubes: Clube Sport Marítimo, Clube Naval do Funchal, Grupo Desportivo do Estreito, Clube Desportivo Aquático e Clube de Natação da Madeira. O processo, que iria demorar cerca de três anos até estar concluído, envolvendo pelo caminho outros clubes como a A.C.D.R. Jardim da Serra e o C.D. Garachico, passa a integrar na sua fase final o Clube Desportivo Nacional, um dos baluartes da história da natação madeirense.

A 24 de Fevereiro de 2003, acontece finalmente a eleição dos corpos sociais da Associação de Natação da Madeira. Tendo como mandatário da lista um nome incontornável da história da natação regional (Francisco Rodrigues de Sousa), e com a Assembleia Geral a ser liderada por outra figura histórica (António Gil Silva), a lista presidida pelo Dr. José Augusto Araújo recolhe a abstenção do Clube Naval do Funchal e o voto favorável de todos os restantes clubes. Quatro dias depois, acontece a tomada de posse da lista, colocando ponto final a um longo e conturbado processo de formação.
 
A Associação de Natação da Madeira viria a assumir oficialmente a responsabilidade de gestão da natação regional a partir de 1 de Outubro de 2003, ou seja, no início da época desportiva de 2003/2004.

A referida Direção presidida por José Augusto Araújo manteve-se em funções até ao final da época de 2007/2008, sendo que a partir de Setembro de 2008 (no inicio da época 2008/2009) e até Novembro de 2012 foi presidida por André Barreto, que finalizou o seu mandato de quatro anos.

Atualmente, o Presidente da Direção da Associação de Natação da Madeira é Avelino Silva, estando na Presidência da Assembleia Geral Tranquada Gomes, num mandato que terminará em 2017.

Se pretender enviar-nos uma mensagem. 

Para Recordar...

Veja alguns dos Tesouros mais preciosos da Natação Madeirense...

image
image
image
 
image
image
image
 
image
image
image

Para ver mais tesouros  Clique aqui!

 
2489381